As Seis Salas da Casa De Meu PAI Celestial. Jo.14.1-3
INTRODUÇÃO: Quero com ajuda do Espírito Santo, mostrar as seis salas da casa de Papai do céu. Quais sãos estas salas? Existem mesmos estas salas? Quem pode entrar nestas salas? Segundo escreve João, todos os que vêm são bem recebidos. Jo. 6.37. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. A vontade do Pai é que nenhum dos que foram dados ao Filho sejam rejeitados ou perdidos por Ele. Ninguém irá até que a graça divina o subjugue e, em parte, mude seu coração; portanto, ninguém que acuda será lançado fora. O evangelho não acha a ninguém disposto a ser salvado na forma santa e humilhante que aqui se dá a conhecer, porém Deus atrai com sua palavra e o Espírito Santo; e o dever do homem é ouvir e aprender; isto é, receber a graça oferecida e assentir à promessa. Então vejamos as seis salas da casa de Papai celestial:
I - SALA: A sala de recepção:todos recebem roupa nova. Lc. 15.20-22. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; Olhar a Deus como Pai, e nosso Pai, será muito útil para nosso arrependimento e regresso a Ele. O filho pródigo se levantou e não se deteve até que chegou em sua casa. Assim, o pecador arrependido deixa resolutamente a atadura de Satanás e suas luxúrias, e regressa a Deus por meio da oração, apesar de seus temores e desalentos. O Senhor sai a encontrá-lo com mostras inesperadas de seu amor perdoador. Novamente, a recepção do pecador humilhado é como a do pródigo. É vestido com o manto da justiça do Redentor, feito participe do Espírito de adoção, preparado pela paz de consciência e a graça do evangelho para andar nos caminhos da piedade, e festejado com consolações divinas. Os princípios da graça e a santidade operam nele, para fazer e para querer. Vejam também em, Zc. 3.1-7. E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de vestes finas. E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça.
E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do Senhor estava em pé. E o anjo do Senhor protestou a Josué, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares a minha ordenança, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre os que estão aqui. Josué, trajado de vestes sujas. O sacerdócio estava manchado pelo pecado. Que coisa incongruente que o sacerdote tentasse ficar diante do santo Anjo do Senhor. Tirai-lhe as vestes sujas. Josué não tinha capacidade para remediar a condição; nada podia fazer para se purificar. A remoção das vestes poluídas simbolizava o perdão, a aceitação e a reinstalação do ofício sacerdotal. Ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Esta ordem do Anjo do Senhor envolve a purificação e revestimento total do sacerdócio (Êx. 28.36-38). Se andares nos meus caminhos. A exigência básica para os servos de Deus é ter cuidado na questão da piedade pessoal. Observares os meus preceitos. Isto se relaciona com a execução fiel de obrigações oficiais. Tu julgarás a minha casa. Os sacerdotes eram solicitados para fazerem o pronunciamento sobre o puro e o impuro. Lv. 10.10. Guardarás os meus átrios. Os átrios do Senhor precisavam ser guardados para que não fossem contaminados. E te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram. A maior de todas as bênçãos seria a certeza do acesso aos anjos do céu. A comunhão imediata com o Senhor é o que está indicado.
II - SALA: A sala de jantar:há alimentos para todos. Is. 55:2. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. A miragem da felicidade pessoal baseada sobre as vantagens e as bênçãos terrenas. Só o próprio Deus pode satisfazer a alma humana. O Davi de Isaias. 55.3-4 é o Filho Messiânico de Davi, uma vez que aqui foi descrito exercendo e controlando a influência na próxima dispensação. Lc. 15.23. E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Os judeus, em geral, mostraram o mesmo espírito para os gentios convertidos; e quantidades de eles em toda época objetam o evangelho e seus pregadores sobre a mesma base. Como será esse temperamento que incita o homem a desprezar e aborrecer aqueles por quem derramou seu precioso sangue o Salvador, esses que são objetos da eleição do Pai, e templos do Espírito Santo! Isso brota do orgulho, a preferência do si mesmo e a ignorância própria do coração do homem.
III - SALA: A sala de estar: existe comunhão entre todos. I Jo. 1.3. O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Os apóstolos declaram o que viram e ouviram para que os crentes compartissem suas bênçãos e vantagens eternas. Tinham livre acesso a Deus Pai. Tiveram uma feliz experiência da verdade em suas almas, e mostraram sua excelência em suas vidas. Esta comunhão dos crentes com o Pai e o Filho, começa e é sustentada pelo poder do Espírito Santo. Os benefícios que Cristo concede não são as mesquinhas possessões do mundo que causam inveja nos outros, senão o gozo e a felicidade da comunhão com Deus são abertamente suficientes, de modo que qualquer quantidade de pessoas pode participar deles; e todos os autorizados para dizer que em verdade sua comunhão é com o Pai, desejarão guiar a outros a participar da mesma bem-aventurança. At. 2.42. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Neste versículo temos a história da igreja verdadeiramente primitiva, de seus primeiros tempos; seu estado de verdadeira infância, mas como aquele, seu estado de maior inocência. Mantiveram-se perto das ordenanças santas e abundaram em piedade e devoção; porque o cristianismo, uma vez que se admite em seu poder, dispõe a alma à comunhão com Deus em todas essas formas estabelecidas para que nos encontremos com Ele, e em que tem prometido reunir-se conosco.
IV - SALA: A sala de leitura:há instrução para todos. l Tm. 4.13. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Os que ensinam por sua doutrina devem ensinar por suas vidas. O discurso deles deve ser edificante; a conversação deles deve ser santa; devem ser exemplos do amor a Deus e a todos os homens bons, exemplo de mentalidade espiritual. A doutrina de um ministro de Cristo deve ser conforme às Escrituras: clara, evangélica e prática; bem expressada, explicada, defendida e aplicada. Mas estes deveres não permitem tempo livre para os prazeres mundanos, as visitas vãs ou a conversação ociosa, e muito pouco, se houver, para o que é pura diversão e somente ornamental. Ap. 1.3. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. O tema desta revelação eram as coisas que deviam acontecer logo. Pronuncia-se uma bênção para todos os que lêem ou escutam as palavras desta profecia. Boa ocupação têm os que investigam a Bíblia. Não basta com ler e ouvir, senão que devemos manter em nossa memória, em nossa mente, em nossos afetos e na prática, as coisas que estão escritas, e seremos abençoados na obra. Ainda os mistérios e as dificuldades deste livro estão unidos com revelações de Deus, adequadas para imprimir na mente um temor reverente e para purificar a alma do leitor, embora possa ser que este não discirna o significado profético. Nenhuma parte da Escritura expõe mais plenamente o evangelho e adverte melhor contra o mal do pecado.
V - SALA: A sala de trabalho:há serviço para todos. Êx. 23.12. Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro. As responsabilidades dos devotos; aqui só se faz uma rápida menção de assuntos que são tratados detalhadamente mais adiante. O Sábado, o Ano do Descanso e o Dia do Descanso. Deixarás descansar e não a cultivarás. Como o escravo devia ser libertado do trabalho, também a terra devia descansar no sétimo ano. O pobre podia comer daquilo que nascesse espontaneamente naquele ano. Lv. 25:1-7, 20-22; Dt. 15.1-18; 31.10-13. Hb. 6.10. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. As obras de amor feitas para a glória de Cristo ou feitas a seus santos por amor a Cristo, de vez em quando, segundo Deus dá a oportunidade, são sinais evidentes da salvação do homem; e marcas seguras da graça salvadora dada mais que a iluminação e a degustação de que se falou antes. Nenhum amor deve ser reconhecido como amor, senão o amor que opera; e há obra é boa se não fluir do amor a Cristo. Jr. 31.16. Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, pois eles voltarão da terra do inimigo. Ramá. Uma cidade cerca de 8 quilômetros ao norte de Jerusalém, evidentemente o lugar onde os cativos eram reunidos antes de serem levados para a Babilônia. A profecia apresenta Raquel, que roga por seus filhos. Gn. 30.1. e morre de tristeza. Gn. 35.18-19, chorando em Ramá por ver seus descendentes sendo levados. O lugar da sepultura de Raquel é motivo de discussão. Mateus vê o cumprimento deste versículo no Massacre dos Inocentes. Mt. 2.17-18.
VI - SALA: A sala de espera:encontra-se o motivo de esperança. I Ts. 1.10. E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura. Os crentes do Antigo Testamento esperavam a vinda do Messias e os crentes esperam agora sua segunda vinda. Ele há de vir ainda. Deus o levantou dentre os mortos, o qual é a plena certeza para todos os homens de que Ele virá para julgar. Ele veio a adquirir a salvação, e quando voltar outra vez, trará salvação consigo, liberação plena e definitiva da ira vindoura. Todos, sem demora, devem fugir da ira vindoura e buscar refúgio em Cristo e em sua salvação. Mc. 15.43. Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. A este homem levantou Deus para seu serviço. Houve uma providência especial: que Pilatos fosse tão estrito em sua pesquisa para que não houvesse pretensão de dizer que Jesus estava vivo. Pilatos deu a José permissão para descer o corpo, e fazer o que melhor achasse com ele.
Algumas das mulheres viram onde foi colocado Jesus, para poder ir depois do dia do repouso a ungir o corpo morto, pois não tiveram tempo de fazê-lo antes. Olharam especialmente no sepulcro de Cristo porque Ele ia levantar-se de novo. Ele não abandonará os que confiam nele, e o invocam. A morte, privada de seu aguilhão, logo terminará as penas do crente, como terminou as do Salvador. Sl. 146.5. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus. Aquele que tem o Senhor como seu ajudador e sua esperança é verdadeiramente abençoado. Esta esperança se baseia na criação do universo por Deus, Seu cuidado amoroso para com o homem e Seu reino eterno. A ênfase especial dada a Deus como o defensor dos necessitados e oprimidos sugere que o salmista era membro de um desses grupos dentro da sociedade do seu tempo.
CONCLUSÃO: Essa é uma conjectura das seis salas da casa do nosso Pai Celestial. Jesus esta chamando para participar deste grande encontro, em Mateus 11.28, ele diz: Vinde a mim todos que estais cansados.... Jesus diz em João 14.1 Não se turbe o vosso coração crede em Deus crede também em mim... Todos estão convidados para entra nas salas do Papai onde estaremos para sempre com nosso Senhor Jesus Cristo. Aqui há três palavras sobre as quais pode colocar-se toda a ênfase: a palavra "turbe". Não se deprimam nem se angustiem. A palavra "coração". Que seu coração esteja guardado com toda confiança em Deus. A palavra "vosso". Por mais que o próximo esteja abrumado pelas penas desta época atual, vocês não devem estar assim. Os discípulos de Cristo devem manter sua mente em paz, mais que o próximo, quando todo o resto está turbado. Eis aqui o remédio contra este transtorno da mente, "Creiam". Crendo em Cristo como Mediador entre Deus e o homem, recebemos consolo. Se fala da felicidade do céu como estar na casa do pai. Existem muitas mansões, porque há muitos filhos para serem levados à glória. As mansões são moradas que duram. Cristo será o Consumador daquilo do qual é o Autor ou Iniciador; se tem preparado o lugar para nós, nos preparará para isso. Cristo é o Caminho ao Pai que os pecadores têm em sua pessoa como Deus manifestado em carne, em seu sacrifício expiatório, e como nosso Advogado.