Não separar-se do mundo produz a separação de Deus. II Co. 6.17.
Introdução: Os pastores verdadeiros advertirão a seus amados filhos do evangelho a não unir-se em jugo desigual. Os efeitos fatais de rejeitar os preceitos das Escrituras acerca dos matrimônios se percebem claramente. Não devemos iniciar amizade nem familiaridade com homens maus e incrédulos. Embora não possamos evitar por completo ver e ouvir, e estar com os tais, nunca devemos, contudo, escolhê-los como amigos. Não devemos corromper-nos ajuntando-nos com os que se contaminam a si mesmos com o pecado. Sejam do meio dos fazedores de iniquidade, e afastem-se de seus prazeres. Se é um privilégio invejado ser filho ou filha de um príncipe terreno, quem pode expressar a dignidade e a felicidade de ser filhos e filhas do Todo Poderoso?
Muitas vezes a separação não é agradável, mas muitas das vezes é necessária.Não desfrutemos a separação da família. Gn. 2.24.Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. O Criador estabeleceu a base completa para o casamento monogâmico. Diz o ditado, que “amigado casado é”, essa é uma maneira de o inimigo de nossas almas inventou para não valorizar a família, que o negócio hoje e só ficar. Devemos nos separar dos prazeres do mundo. É sempre pecaminoso ter relações sexuais fora de um casamento permitido por Deus. Aqueles que têm relações sexuais sem se casarem estão cometendo fornicação. Hb 13:4 Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.Algumas vezes a separação é essencial para a salvação. I co. 5.4-8. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Sem dúvida é penoso que às vezes os que professam o evangelho cometam delitos dos quais se envergonhariam até os pagãos. O orgulho espiritual e as falsas doutrinas tendem a produzir e disseminar tais escândalos. Quão temíveis são os efeitos do pecado! O diabo reina onde Cristo não reina. O homem está no reino e sob o poder de Satanás quando não está em Cristo. O mal exemplo de um homem influente é muito danoso: espalha-se por todas partes. Os princípios e exemplos corruptos danificam toda a igreja se não são corrigidos. Os crentes devem ter novos corações e levar vidas novas. A conversação corriqueira deles e duas obras religiosas devem ser santas. Tão longe está o sacrifício de Cristo nossa Páscoa, por nós, de fazer desnecessária a santidade pessoal e a pública, que dá poderosas razões e motivos para ela. Sem santidade não podemos viver pela fé nele, nem unir-nos a suas ordenanças com consolo e proveito. A morte causa separação, mas todos nós devemos experimentá-la. Hb. 9.27. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Como nenhuma sabedoria, conhecimento, virtude, riqueza ou poder pode impedir que morra um da raça humana, assim nada pode livrar a um pecador de ser condenado no dia do juízo, salvo o sacrifício expiatório de Cristo; nem tampouco será salvado do castigo eterno aquele que desprezar ou rejeitar esta grande salvação.
Devemos nos separar do mundo.Pode ser difícil nos separar, mas seremos abençoados se o fizermos. Lc. 6.22-23.Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas. Isto significa que devemos evitar as coisas que estimulam os desejos ilícitos da carne. Rm. 12.2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. A conversão e a santificação são a renovação da mente; mudança, não da substância O progresso na santificação, morrer mais e mais para o pecado, e viver mais e mais para a justiça O grande inimigo desta renovação é conformar-se a este mundo. A obra do Espírito Santo começa, primeiramente, no entendimento, e se efetua na vontade, nos afetos e na conversação, até que há uma mudança em todo o há a semelhança de Deus, no conhecimento, a justiça e a santidade da verdade. Assim, pois, ser piedoso é apresentar-nos a Deus. Em lemos o seguinte: I Pe. 4.1-4. Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós.
Os melhores e mais firmes argumentos contra o pecado se tomam dos sofrimentos de Cristo. Ele morreu para destruir o pecado; As tentações não poderiam dominar se não fosse pela própria corrupção do homem; mas os cristãos verdadeiros fazem da vontade de Deus, e não de seus próprios desejos. A conversão verdadeira produz uma mudança; maravilhosa no coração e na vida. Altera a mente, o juízo, os afetos e a conduta. Quando o homem se converte verdadeiramente. A separação pode ter um preço alto. Fp 3.4-8.Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, Para gloriar-se e confiar na carne, o apóstolo teria muitos motivos como qualquer homem. Mas as coisas que tinha considerado como lucro enquanto era fariseu, e as havia reconhecido, as considerou como perda por Cristo.
Não nos separar do mundo, nos custará tudo. Israel pagou um preço alto por não separar-se dos Cananeus Nm. 25.1-3. E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. O sujeito estas é feminino, referindo,se às filhas de Moabe, com as quais os homens de Israel fornicaram. Balaque, a conselho de Balaão. Ap. 2.14, Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.Usou este método para enfraquecer Israel. Possivelmente Baal de Bete-Peor. Dt. 3.29. Assim ficamos neste vale, defronte de Bete-Peor; 4.46. Além do Jordão, no vale defronte de Bete-Peor, na terra de Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, a quem feriu Moisés e os filhos de Israel, havendo eles saído do Egito. No culto a Baal, havia os festivais da primavera que dramatizavam, ao vivo, a cópula de Baal com a deusa da fertilidade. A arqueologia descobriu que os devotos de Baal praticavam a prostituição como parte de sua adoração. Esta prática sórdida foi adotada pelos israelitas. Legislação contra a prostituição masculina e feminina foi dada em Dt. 23.17.
Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. Eram prostitutas e prostitutos, conforme indicado pelos termos hebraicos, que são as formas feminina e masculina da raiz que significa "sagrado". A lei se relaciona com os israelitas nativos devotados a prostituição cultual. Os abomináveis rituais dos cultos pagãos da fertilidade são os que estão sendo examinados. I Rs 11.1-4. E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Ele desobedeceu o regulamento da lei mosaica previsto profeticamente para o rei no código deuteronômico em relação à multiplicação dos cavalos, Dt. 17.16, às mulheres estrangeiras (Dt.17.17) e ao ouro. Embora os três pecados deste monarca, tomados separadamente ou mesmo pesados junto, não cheguem nem aos pés do grande pecado cometido por seu pai, foram pecados que afastaram o seu coração do Deus vivo. Além disso, não temos nenhuma indicação escrita de que ele jamais tenha se arrependido deles.
Não separar-se do mundo produz a separação de Deus. Is. 59.1-3. Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. Esta passagem descreve o consternador fracasso moral da sociedade judia que se enquadra perfeitamente no que sabemos sobre o degenerado reinado de Manassés. Isaías disse ao povo por que Deus não ouvia seus clamores de livramento da opressão do jugo da Assíria. Tg. 4.4. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Eis aqui uma clara advertência a evitar todas as amizades criminosas com este mundo. A orientação do mundo é inimizade contra Deus. um inimigo pode ser reconciliado, porém nunca a "inimizade". O homem pode ter uma grande porção de coisas nesta vida e ser, não obstante, mantido no amor de Deus, porém o que deposita seu coração no mundo, o que se conformará em vez de largar essa amizade, é um inimigo para Deus.
Os que se aliançam com homens ímpios certamente compartirá seu castigo. Nm. 16.26,33. E falou à congregação, dizendo: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu para que porventura não pereçais em todos os seus pecados. Subiram, pois, do derredor da habitação de Coré, Datã e Abirão. E Datã e Abirão saíram, e se puseram à porta das suas tendas, juntamente com as suas mulheres, e seus filhos, e suas crianças. Então disse Moisés: Nisto conhecereis que o Senhor me enviou a fazer todos estes feitos, que de meu coração não procedem. Se estes morrerem como morrem todos os homens, e se forem visitados como são visitados todos os homens, então o Senhor não me enviou. Mas, se o Senhor criar alguma coisa nova, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então conhecereis que estes homens irritaram ao Senhor. E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu. E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.
E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação. I Co. 5.7-13. Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo.
O apóstolo nota um abuso flagrante, ante o qual os coríntios olhavam para outro lado. O espírito festivo e a falsa noção da liberdade cristã parecem ter salvado o feitor da censura. Sem dúvida é penoso que às vezes os que professam o evangelho cometam delitos dos quais se envergonhariam até os pagãos. O orgulho espiritual e as falsas doutrinas tendem a produzir e disseminar tais escândalos. Quão temíveis são os efeitos do pecado! O diabo reina onde Cristo não reina. O homem está no reino e sob o poder de Satanás quando não está em Cristo. O mal exemplo de um homem influente é muito danoso: espalha-se por todas partes. Os princípios e exemplos corruptos danificam toda a igreja se não são corrigidos. Os crentes devem ter novos corações e levar vidas novas. A conversação corriqueira deles e duas obras religiosas devem ser santas. Tão longe está o sacrifício de Cristo nossa Páscoa, por nós, de fazer desnecessária a santidade pessoal e a pública, que dá poderosas razões e motivos para ela. Sem santidade não podemos viver pela fé nele, nem unir-nos a suas ordenanças com consolo e proveito. Os cristãos devem evitar a familiaridade com os que desprestigiam o nome cristão. Os tais são companhia apta para seus irmãos de pecado, e nessa companhia devem ser deixados, cada vez que seja possível fazê-lo. Ai, quão lamentável é que haja tantos chamados cristãos cuja conversação é mais perigosa que a dos pagãos!
Conclusão: É uma grande benção quando Deus nos separa como Seus filhos. Deus separou a Israel em Gósen. Êx. 8.22-23. E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, que nela não haja enxames de moscas para que saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra. E porei separação entre o meu povo e o teu povo; amanhã se fará este sinal. Êx. 11:7. Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas. Deus separou a igreja do mundo. I Pe. 2.9-10. Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. A separação final acontecerá no dia do Juízo. Mt. 25.31-34. E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.