Não Oferecerei Sacrifícios, Ao Senhor Que não Custe Nada. II Sm 24.24
Introdução: Por orientação do profeta, Davi edificou um altar ao Senhor. II Sm 24.18-19. E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu. Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o Senhor lhe tinha ordenado. Em outras palavras Satanás incitou a Davi. O autor das Crônicas (I Cr. 21.1) refere-se à Satanás incitando Davi. Do ponto de vista bíblico, todas as coisas têm sua fonte primária em Deus. Até a ira do homem e Satanás acabam por cumprir os propósitos divinos. Os recenseamentos no Oriente Médio sempre têm sido olhados com maus olhos, pois o propósito de contar o povo era determinar as proporções dos impostos e fazer alistamento para o serviço militar. Para isto ele comprou de Araúna Davi nos ensina neste altar é que não se deve oferecer a Deus holocaustos que não custem nada. Ele pagou o devido preço para que a praga cessasse sobre Israel. 2 Sm 24.25. E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel. Da mesma maneira, Cristo pagou o preço de nossa redenção, para que fossemos livres da praga do pecado. I Pe 1.18-19. Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, vejamos alguns, exemplos de Sacrifícios na Bíblia que foram visto como Sacrifícios que agrada a Deus.
Abel: Ofereceu sacrifício dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Gn 4.4. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Abel (Hebel). O nome dado ao segundo filho indica "um hálito fugaz" ou um vapor. Aplu, a palavra acadiana cognata, significa filho. Abel deu origem à vida pastoral, enquanto Caim seguiu a seu pai na agricultura. Uma oferta (minhâ). Cada homem trouxe um presente especial ou uma oferta a Jeová. Não se faz nenhuma menção de altar ou lugar de culto religioso. Minhâ, como os antigos o conheciam, servia para expressar gratidão, o efeito da reconciliação com o Senhor, e para adoração. Esta narrativa descreve o primeiro ato de adoração registrado na história humana. Em cada exemplo o adorador trouxe algo que era seu como oblação ao Senhor.
Abraão: Ofereceu seu único filho Isaque em holocausto. Gn 22.1-3. E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. O supremo teste da fé e obediência de Abraão veio depois da partida de Ismael, quando todas as esperanças para o futuro estavam alojadas em Isaque. Pôs Deus Abraão à prova. O nissa hebraico, provar (E.R.C., tentar), significa um teste que revelaria a fé de Abraão como nada ainda o conseguira fazer. Ele tinha de dar prova de obediência absoluta e incontestada fé em Jeová, obedecendo até mesmo de olhos fechados, passo a passo, até que a fé se destacasse clara como o sol do meio-dia. Abraão passou pelo fogo mais ardente, permaneceu firme sob as maiores pressões e suportou a mais difícil tensão, para emergir da prova em completo triunfo.
A Mulher Pecadora: Levou um vaso de alabastro com unguento. Lc. 7.37-38. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento. Ninguém pode perceber verdadeiramente quão precioso é Cristo, e a glória do evangelho, salvo o quebrantado de coração. Ainda que o sintam, estes não podem expressar suficiente aborrecimento de sim pelo pecado, nem admiração por Sua misericórdia, mas o auto-suficiente se aborrecerá porque o evangelho anima os pecadores arrependidos. O fariseu limita seus pensamentos ao mau comportamento anterior da mulher, em vez de regozijar-se pelos sinais de seu arrependimento. Sem perdão gratuito nenhum de nós pode escapar da ira vindoura; nosso bondoso Salvador o comprou com seu sangue para dá-lo gratuitamente a todo aquele que crê nele.
A Viúva Pobre: ofertou tudo o tinha. (Lc. 21.1-4. E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha. Da oferta desta viúva pobre aprendamos que o que damos em justiça para ajuda do pobre, e para o sustentamento do culto de Deus, se dá a Deus; e que nosso Salvador vê com agrado o que temos em nossos corações quando damos para ajuda de seus membros ou para seu serviço. Bendito Senhor! O mais pobre de teus servos tem dois centavos, eles têm uma alma e um corpo; convencemos e capacita-nos para oferecer ambos a Ti; quão ditosos seremos se os aceitas!
Paulo: Sacrifício de sua vida. Gl 2.19-20. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Aqui, em sua própria pessoa, o apóstolo descreve a vida espiritual e oculta do crente. O velho homem tem sido crucificado (Rm 6.6), mas o novo homem está vivo; o pecado é mortificado e a graça é vivificada. Tem as consolações e os triunfos da graça, mas essa graça não é de si mesmo, senão de outro. Os crentes se vêem vivendo num estado de dependência de Cristo. Daí que, embora viva na carne, contudo, não vive segundo a carne. Os que têm fé verdadeira, vivem por essa fé; e a fé se afirma em que Cristo se deu a si mesmo por nós. Ele me amou e se deu por mim. Como se o apóstolo dissesse: O Senhor me viu fugindo mais e mais dele. Tal maldade, erro e ignorância estavam em minha vontade e entendimento, e não era possível que eu fosse resgatado por outro meio que por tal preço.
Assim como está escrito na Bíblia os Sacrifícios que agrada a Deus, temos também aquele que o Senhor não se agrada dele. Sabemos que tudo que e verdadeiro, existe também o falso, existe coisas valiosas e coisas que não tem valor algum. Assim como mostrei os sacrifícios de valor, quero mostra também os que não tem valor para o Senhor. Vejamos alguns exemplos de Sacrifícios sem Valor: Caim: Ofereceu do fruto da terra. Gn 4.5. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? A ira incontida de Caim exibiu-se imediatamente. Sua fúria logo se acendeu, revelando o espírito que se aliava em seu coração. Caim tornou-se um inimigo de Deus e hostil para com seu irmão. Assim, o orgulho ferido produziu a inveja e o espírito de vingança. E estes deram à luz ao ódio consumidor e à violência que torna possível o homicídio.O ódio que o queimava por dentro fez descair o seu semblante. Produziu um espírito taciturno, desagradável.
Os filhos de Arão Nadabe e Abiú: Ofereceram fogo estranho. Lv. 10.1. E, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor. E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se. O fogo estranho ('esh zeira) não está explicado. Os elementos usados, ou o procedimento adotado, ou ambos podem ter contrariado a prescrição. Fosse qual fosse a motivação e o abuso, o ato aos olhos de Deus foi merecedor do castigo da morte. Oferecimento impróprio de sacrifício da parte do sacerdote aviltaria a glória de Deus, e esta glória Deus determinara manter.
O Sacrifício do ímpio é abominável ao Senhor. Pv 15.8. O sacrifício dos ímpios, mas a oração dos retos é o seu contentamento. A frase, abominável ao Senhor, liga os versículos 8 e 9.Um grupo de versículos estão assim associados no hebraico. Provérbios 15:8 está repetido em 21.27a, onde se acrescenta que tal sacrifício provém de um coração perverso. Este versículo foi citado nos Documentos Zadoquitas. Documentos do período da literatura do Mar Morto, observa que os sacrifícios foram mencionados só nesta passagem de Provérbios e em 7.14; 17:1; 21.3, 27 e sempre com desaprovação (mas veja também 3.9). Ele vê aqui um contraste entre a religião profética, que exigia moralidade, e a ênfase sacerdotal sobre o ritual. Ele cita o Sermão da Montanha como parte do movimento profético, que ele também vê em Am. 5.22; Is. 1.11; Jr. 7.22; I Sm. 15.22 e outros. Felizmente, esta reconstrução unilateral da religião israelita, com a perversão de tais textos, já não está mais na moda. É claro que os profetas se opunham a sacrifícios idólatras (Jr. 7.18; Am. 4.4-5; e outros) e o sacrifício oferecido em desobediência; mas eles não se opunham aos sacrifícios verdadeiros. Na verdade, Isaías chama o Servo sofredor que estava para vir de oferta pelo pecado Is. 53.10.
Oferecer Sacrifício de tolo. Ec 5.1. Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Tenha consciência do que faz quando for à casa de Deus. Na frase ouvir é melhor, o autor não está se referindo à ida ao Templo para ouvir a exposição da Lei, mas antes está advertindo contra o adorar a Deus de maneira errada. A palavra ouvir geralmente tem o sentido de "obedecer". O contraste é entre aqueles que se aproximam de Deus em obediência, isto é, a partir de uma conduta ética e moral Sl. 119:101, e aqueles que são tolos, isto é, aqueles que adoram com corações sem arrependimento.
CONCLUSÃO: Ofereça a Deus o que você tem de melhor. Rm 8.8. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Os que vivem no prazer estão mortos (1 Tm 5.6). A alma santificada é uma alma viva, e essa vida é paz. A mente carnal não é só inimiga de Deus, senão a inimizade mesma. O homem carnal pode, pelo poder da graça divina, ser submetido à lei de Deus, mas a mente carnal, nunca; esta deve ser quebrantada e expulsada. Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. O verdadeiro sacrifício que agrada a Deus Ele é feito com Alegria: Sl.27.6 Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor. Com humildade Lc. 18.9-14 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Com coração quebrantado, Sl 51.17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Em espírito e em verdade. Jo 4.21-24. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Com atitude de adoração. Rm 12.1. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Hb 13.15-16. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.