Os Propósitos Da Segunda Volta De Cristo

Os Propósitos Da Segunda Volta De Cristo. Mt.24.44.

Introdução: Vigiar pela vinda de Cristo é manter o temperamento mental em que desejamos que nos encontre nosso Senhor. Sabemos que temos pouco tempo para viver, não podemos saber se temos longo tempo para viver; muito menos conhecemos o tempo fixado para o juízo. A vinda de nosso Senhor será feliz para os que estejam preparados, mas será muito espantosa para os que não estejam. Se um homem, que professa ser servo de Cristo, é incrédulo, cobiçoso, ambicioso ou amante do prazer, será cortado. Os que escolhem por porção o mundo nesta vida terão o inferno como porção na outra. Que nosso Senhor, quando vir, nos sentencie bem-aventurados e nos apresente diante do Pai, lavados em seu sangue, purificados por seu Espírito, e aptos para sermos participes da sorte dos santos em luz. A segunda vinda de Cristo é mencionada diretamente nos 25 livros dos vinte e sete que compõe o Novo Testamento; é tão certa quanto a Sua primeira vinda, Jesus mesmo falou muitas vezes sobre Sua volta. Vejamos:

Será Numa Ocasião Desconhecida. Mt. 24.34.Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.44. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.Os eleitos de Deus estão dispersos em todas partes; os há em todo lugar e em todas as nações, mas quando chegue esse grande dia de reunião não haverá nem um só deles que falte. A distância do lugar não deixará a ninguém fora do céu. Nosso Senhor declara que os judeus nunca cessarão de ser um povo distinto até que se cumpram todas as coisas que tinha predito. Sua profecia chega até o dia do juízo final; portanto, aqui, versículo 34, anuncia que Judá nunca deixará de existir como povo distinto, enquanto durar este mundo. A vinda de nosso Senhor será feliz para os que estejam preparados, mas será muito espantosa para os que não estejam. A vinda de Cristo será evidente para todos.

Será como um relâmpago. Mt.24.27. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Enquanto, para a Igreja do Deus Vivo a Vinda do Senhor é sinônimo de Vitória, alegria indizível e plena glória, Ap 22:20,  para o mundo ímpio e para os crentes que ficarem, significará espanto, tristeza e dor. Quando Jesus veio a este mundo como homem, sua vinda trouxe alegria aos magos e aos pastores de Belém. Mas, o rei profano Herodes e toda Jerusalém com ele, ficaram perturbados, Mt 2.3. Ao voltar a segunda vez, não será diferente com este mundo. Os melhores meteorologistas com a atual tecnologia dos satélites podem prever com precisão todas as mudanças climáticas; no entanto, não podem prever a hora em que relâmpagos surgirão no céu. A Vinda de Jesus se revestirá de grande surpresa, pois, Ele virá na hora em que muitos estarão desapercebidos. Mt 25.13; Mc. 13.33-37. Em 1 Co 15.52 “...num momento, num abrir e fechar de olhos...” Assim será a Vinda do Senhor. A palavra grega aqui, nos fala de “um átomo de tempo” Será muito rápida a sua Vinda. Não haverá tempo para se preparar, se santificar, orar, buscar a Deus ou confessar pecados. Temos que estar preparados hoje para encontrá-lo nos ares I Ts 4.16-17. Ap. 19:8, não diz que a Igreja está se aprontando para as Bodas do Cordeiro: mas que já está pronta.Dizem os estudiosos que os relâmpagos são produzidos durante tempestades com nuvens eletricamente carregadas, quando o campo elétrico se torna tão forte e intenso ao ponto de forçar uma descarga elétrica entre a nuvem e o solo.

Pensai no poder de sua Vinda e no poder da Ressurreição. Jó 19.25-26; Sl 17.15; I Ts 4.13-18; I Co 15.52-58. O relâmpago é um dos fenômenos mais bonitos da natureza e também um dos mais mortais. Com as temperaturas dos raios sendo maiores do que a da superfície do Sol e com as ondas de choque se propagando em todas as direções, o relâmpago é uma aula de física. A Vinda de nosso Rei e Senhor, será plena de glória e esplendor. I Ts 4.16.  Será maravilhoso ve-lo face a face I Jo 3.2. Será lindo contemplá-lo no fulgor de sua eterna glória, como João o viu Ap 1.13-16. O relâmpago mostra-se no céu com uma beleza que se reveste de mistérios. Ele é ainda se apresenta à ciência como um de seus maiores mistérios: como ele funciona? Todos sabem que o relâmpago é gerado em sistemas de tempestades eletricamente carregados, mas a maneira como se dá essa carga ainda permanece obscura. Que maravilhoso, Jesus ter tomado o relâmpago para ilustrar sua Vinda. Que sendo extraordinariamente gloriosa, se reveste do inexplicável para a nossa mente tão finita. Paulo quando trata desta doutrina, fala da Vinda do Senhor com relação a nós, como um mistério: Eis aqui vos digo um mistério... I Co 15.52.

Ninguém sabe o dia. Mt. 24.36. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Se nós soubéssemos com certeza que todas as coisas terrenas devem passar daqui a pouco, não colocaríamos nossos olhos e nosso coração nelas tanto assim como fazemos. Que palavras podem descrever com maior força o súbito da chegada de nosso Salvador! Os homens estarão em suas respectivas ocupações e repentinamente se manifestará o Senhor da glória. À primeira vista, estes versículos parecem fornecer uma resposta clara e explícita à questão. Não, ninguém pode saber quando Jesus voltará. No entanto, esses versículos não dizem que ninguém jamais seria capaz de saber quando Jesus voltaria. A maioria dos estudiosos da Bíblia diria que Jesus, agora glorificado no céu, sabe o momento do Seu retorno, indicando que a frase "nem o Filho" não significa que Jesus nunca saberia quando voltará. Da mesma forma, é possível que, embora Mt. 24.36-44 indique que ninguém naquela época sabia o tempo do retorno de Jesus Cristo, Deus poderia revelar o tempo do retorno de Jesus Cristo para alguém no futuro. Além disso, há At. 1.7, que afirma: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. 

Muita gente vai ser pega de surpresa. Lc. 12.40.Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.Nisto alude Cristo a sua ascensão ao céu, sua vinda para reunir junto dele seu povo pela morte, e a segunda vinda para julgar o mundo. Não temos certeza da hora de sua vinda; portanto, devemos estar sempre preparados. Se os homens cuidam diligentemente de suas casas, sejamos nós igualmente sábios para com nossas almas. Destarte, estejam vocês também preparados; vigiando como o faria um bom pai de família, se souber a que hora vem o ladrão.

A nós cabe vigiar e orar. Mt. 24.42. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Vigiar pela vinda de Cristo é manter o temperamento mental em que desejamos que nos encontre nosso Senhor. Sabemos que temos pouco tempo para viver, não podemos saber se temos longo tempo para viver; muito menos conhecemos o tempo fixado para o juízo. A vinda de nosso Senhor será feliz para os que estejam preparados, mas será muito espantosa para os que não estejam. Se um homem, que professa ser servo de Cristo, é incrédulo, cobiçoso, ambicioso ou amante do prazer, será cortado. I Ts. 5.2. Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite.

A vinda de Cristo será uma grande surpresa para os homens. Nosso mesmo Senhor o disse assim. Como a hora da morte de cada pessoa, assim será o juízo para a humanidade em geral, assim que o mesmo comentário responde para ambas. A vinda de Cristo será terrível para os ímpios. Sua destruição lhes sobrevirá enquanto sonham com a felicidade e se comprazem com vãos entretenimentos. Não haverá médio para esquivar o terror do castigado desse dia. Será como um ladrão. Ap. 16.15. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. Estes serão tempos de grande tentação; portanto, Cristo, por seu apóstolo, chama a seus servos crentes a esperarem sua vinda repentina, e a vigiarem para não serem envergonhados, como apóstatas ou hipócritas.

Está Muito Próxima. Tg. 5.8.Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.Em todo sentido vem-se aproximando a vinda do Senhor e todas as perdas, privações e sofrimentos de seu povo serão recompensados. Os homens contam como longo o tempo porque o medem segundo suas próprias vidas, porém todo o tempo é como nada para Deus; é como um instante.

O Senhor está perto. Fp. 4.5. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. É nosso dever mostrar cuidadosa diligência em harmonia com uma sabia previsão e com a devida preocupação; mas existe um afanar-se de temor e desconfiança que é pecado e tolice, e somente confunde e distrai a mente. Como remédio contra a preocupação que confunde, recomenda-se a constância na oração. Não só os tempos estabelecidos de oração, senão constância em todo por meio da oração. Devemos unir a ação de graças com as orações e as súplicas; não só buscar provisões do bom, senão reconhecer as misericórdias que recebemos.

Ele não tardará. Hb. 10.37. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. A parte maior da alegria dos santos ainda está na promessa. É uma prova da paciência dos cristãos ter de contentar-se com viver depois que sua obra estiver feita, e continuar em pós de sua recompensa até que chegue o tempo de Deus de dá-la. Logo Ele virá a eles, na morte. Para terminar todos seus sofrimentos e dar-lhes a coroa de vida.

Ele vem sem demora. Ap. 3.11; 22.7,12. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. O Senhor Jesus falou pelo anjo, confirmando solenemente o conteúdo deste livro, particularmente desta última visão. Ele é o Senhor Deus fiel e verdadeiro. Além do mais, falou por seus mensageiros, os santos anjos, que o comunicaram aos homens santos de Deus. Estas são as coisas que devem finalizar daqui a pouco. Cristo virá logo e porá todas as coisas fora de dúvida. E falou pela integridade do anjo que tinha sido o intérprete do apóstolo.

Jesus voltará nessa geração. Ap. 22.20. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. Depois de descobrir estas coisas a seu povo da terra, Cristo parece partir deles, voltando ao céu, porém lhes assegura que não se passará muito tempo antes que regresse de novo. Enquanto estamos ocupados nos deveres de nossos diferentes postos na vida, não importa quais sejam as tarefas que nos provem, ou as dificuldades que nos rodeiem, ou as dores que nos oprimam, escutemos com prazer a nosso Senhor que proclama: Eis aqui, volto logo. Eu venho a terminar a tarefa e o sofrimento de meus servos. Eu venho, e meu galardão de graça comigo, para premiar, com abundância verdadeira, toda obra de fé e trabalho de amor. Venho para receber a meu povo fiel e perseverante para mim mesmo, para habitar por sempre naquele mundo bendito. Amém, assim seja, vem Senhor Jesus.

O tempo está próximo. Ap.22.10. E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.Jesus, que é o Espírito de profecia, tem dado a suas igrejas a luz matutina da profecia para assegurá-lhes a luz do perfeito dia que se aproxima. Todo está confirmado por um convite geral direto à humanidade a ir e participar livremente das promessas e dos privilégios do evangelho. O Espírito, pela palavra sagrada, e pelas convicções e influências na consciência do pecador, diz: Venha a Cristo para salvação. E a noiva, ou toda a Igreja, na terra e o céu, diz: Vem e comparte nossa felicidade. Para que ninguém duvide, se agrega: Quem quiser ou estiver desejoso, venha e beba da água da vida gratuitamente. Que cada um que ouça ou leia estas palavras, deseje de imediato aceitar o convite da graça. Estão condenados todos os que se atrevam a corromper ou mudar a palavra de Deus, seja agregando-lhe ou tirando-lhe. I Jo. 2.18. Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.

Conclusão: A Segunda Vinda de Cristo Tem um Grande Propósito. Recompensar os fiéis. Mt. 16.27. Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Ele trará à luz as coisas ocultas. I Co. 4.5. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. Acontecerá o julgamento dos vivos e mortos. II Tm. 4.1. Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Jd. 14-15. E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Ele voltará rodeado de anjos eleitos e com poder e grande glória. Mt. 25.31. E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.