O PARALÍTICO DE BETESDA

O PARALÍTICO DE BETESDA. Jo 1-7

Introdução: Havia um homem inválido há 38 anos, que lutava constantemente para receber a sua cura; mas, conta-nos a história que, quando o anjo descia e movimentava as águas, descia alguém na sua frente e ele continuava com aquele terrível problema. O vs. 1 diz depois disso, ou seja, do segundo milagre o 1º foi transformar água em vinho e o 2º a cura do filho de um oficial do rei, Jesus foi à festa e entrou pela porta das ovelhas. Próxima a esta porta tinha um tanque chamado em hebraico de Betesda, que significa misericórdia. Ao redor do tanque havia um alpendre com cinco pavilhões. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Conta-se que muitas famílias, para se verem livres dos doentes, os abandonavam nos alpendres do tanque de Betesda.

Ele era inválido, enfermo, doente (vivia em desespero)O crente não vive desesperado. Sl. 25.5. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. A base desta petição por proteção é a simples confiança do salmista em Deus. Embora seus inimigos não tenham triunfado sobre ele. Ele apela para a misericórdia e bondade de Deus, que se revelaram na história. Sl. 27.14. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. Um Grito de Temor e Ansiedade. Ouve Senhor. Essas palavras mudam completamente a disposição do triunfo para o profundo desespero quando introduzem uma nova situação. Embora o salmista tenha sido abandonado e rejeitado, sua confiança não vacila. Das profundezas do desespero, ele se recorda que precisa ter paciência para esperar que Deus opere a Sua vontade. Sl. 62.5. Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.

A Única Esperança. O escritor recorda-se tranquilamente da chave de sua paz. Novamente é só em Deus que ele espera e em quem ele confia. Nessa quietude de humilde resignação ele acrescenta esperança ou expectativa à certeza da salvação. Sl. 123.2. Assim como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós. O salmista refere-se aos olhos quatro vezes nestes versículos, a fim de enfatizar o fato de que os peregrinos estão buscando o favor de Deus. Exatamente como o servo e a serva olham para os seus superiores em busca de um favor, assim o grupo dos peregrinos espera pela misericórdia de Deus. Pv. 20.22. Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará.

Ele era dependente, incapazA capacitação do crente vem de Deus. II Co 3.5. Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, Atribui toda a glória a Deus. Lembre-se que toda a nossa dependência é do Senhor, assim toda a glória pertence somente a Ele. Jo. 15.5. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jesus Cristo é a Videira, a Videira verdadeira. A união da natureza divina com a humana, e a plenitude do Espírito que há nEle, lembram a raiz da vida que frutifica pela umidade da boa terra. Os crentes são os ramos desta Videira. A raiz não se vê e nossa vida está escondida com Cristo; a raiz sustenta a árvore, lhe difunde a seiva, e em Cristo estão todos os sustentos e provisões. Os ramos da videira são muitos, mas ao unificar-se na raiz Enquanto a lugar e opinião, se unem em Cristo. Os crentes, como os ramos da videira, são fracos e incapazes de permanecer, senão como nasceram. Esperamos uvas de uma videira, e do cristão esperamos um temperamento, uma disposição e uma vida cristã. Devemos honrar a Deus e fazer o bem, isto é, levar fruto. Os estéreis são cortados. Até os ramos frutíferos necessitam poda porque, no melhor dos casos, temos ideias, paixões e humores que requerem ser eliminados, coisas que Cristo tem prometido fazer por sua Palavra, Espírito e Providência.

Não tinha perspectiva de vida, não tinha uma visão do futuroDeus tem preparado coisas grandes para o crente, veja pela fé. I Co 2.9. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. Jesus Cristo é o Senhor da glória, título demasiado grande para toda criatura. Há muitas coisas que a gente não faria se conhecesse a sabedoria de Deus na grande obra da redenção. Há coisas que Deus tem preparado para os que o amam, e o esperam, coisas que os sentidos não podem descobrir que nenhum ensinamento pode transmitir aos nossos ouvidos, nem podem ainda entrar a nossos corações. Devemos tomá-las como estão nas Escrituras, como quis Deus revelá-las a nós. Portanto, Betesda era um lugar de competição, de desespero, de ansiedade. Se aquele homem não tinha chance de ser curado, o que ele fazia naquele lugar?

Se sentia sozinho. O crente nunca está sozinho, O seu Deus sempre está com ele. Gn. 28.15. E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Ele tomou conhecimento de que, na realidade, há uma comunicação entre o céu e a terra. Reconheceu que, naquele lugar, Deus estava ao seu lado, prometendo-lhe orientação pela vida afora e um trituro grandioso. Ex. 33.14. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Deus prometeu que Ele mesmo, não apenas um representante vs. 1-3, iria com Israel. Dt. 20.1. Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo. Justiça teocrática devia ser exercida na realização da guerra além das fronteiras de Israel como também na administração da lei criminal dentro da terra.A lembrança das façanhas todo-poderosas de Deus no estabelecimento da teocracia e a reafirmação da Sua presença no meio do Seu povo, mesmo quando se tratava das guerras do Senhor, deviam confirmar a fé dos israelitas quando enfrentassem exércitos maiores e tecnologia militar. Mt. 28.20. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Os crentes terão sempre a presença constante de seu Senhor; todos os dias, cada dia. Não há dia, nem hora do dia, em que nosso Senhor Jesus não esteja presente em suas igrejas e com seus ministros; se houver, nesse dia, naquela hora, eles seriam desfeitos. O Deus de Israel, o Salvador, é às vezes um Deus que se esconde, mas nunca é um Deus distante. A essas preciosas palavras se agrega o Amém. Ainda assim, Senhor Jesus, seja conosco e com todo seu povo; faça que seu rosto brilhe sobre nós, que seu caminho seja conhecido na terra, sua saúde salvadora entre todas as nações.

Não tinha esperança. O crente pode perder tudo, menos a esperança. Lm. 3.18. Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor. O profeta, meditando em suas amargas aflições, percebe como elas rebaixaram a sua alma. Ele sabe que Deus se lembra dos humildes e aflitos e por isso tem esperanças. Ed. 10.2. Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel. A oração de confissão de Esdras produziu o desejado efeito, e muitos se lhe juntaram para confessarem seus pecados. Foi feita uma proclamação que todos os judeus deviam apresentar-se em Jerusalém dentro de três dias. Contudo, a complexidade do problema é o tempo inclemente obrigou a um adiamento do processo judicial. Finalmente, os judeus culpados foram levados ao tribunal e forçados a abandonarem suas esposas estrangeiras.

Conclusão: Encerro este estudo dizendo que a Bíblia depois deste dia, não mais citou o tanque de Betesda, Jesus mudou a forma de fazer milagres, agora as pessoas não precisavam mais ficar perto daquele tanque, mas se elas tivessem fé, iriam até Jesus de Nazaré e Ele curava a todos.  No tanque de Betesda somente uma pessoa era curada e de vez em quando. Jesus curava a todos que vinham ao seu encontro, não importava o tamanho da sua enfermidade pois Ele é o médico dos médicos. Agora não precisava mais de um tanque, mas Jesus é a própria Fonte de Água Viva. Jesus lhe disse: levanta-te toma a tua cama e anda. Logo aquele homem ficou curado, tomou a sua cama, e partiu. Foi para casa. E você vai para sua casa hoje com uma grande benção. A vida deste homem foi mudada quando Jesus chegou naquele dia e disse-lhe: “levanta-te toma a tua cama e anda”. Is. 61.1-4. O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado. E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.